Proteção essencial na construção

Foto da página de Calhas e Rufos do catálogo da Jacofer
Calhas e Rufos do catálogo da Jacofer

Aqui você poderá ter certeza sobre quais benefícios a calha, rufo e cumeeira garantem para uma construção. Continue lendo!

Depois de terminada a cobertura e o revestimento da alvenaria externa, já pensou em que caminho a água vai percorrer quando vier a chuva? Este assunto é essencial, porque envolve diretamente a conservação da sua construção.

As calhas, rufos e cumeeiras tem a função de captar a água da chuva que cai sob o telhado ou paredes expostas. O objetivo é conduzi-la ao sistema de escoamento planejado para a construção.

Além disso, evitando o acúmulo de águas pluviais, estes acessórios são importantes para a conservação de acabamentos externos, pintura e evita o excesso de umidade. Portanto, não deixe apodrecer o revestimento das paredes e alvenaria da sua construção!

Calhas

As calhas servem para captar e conduzir a água que cai exclusivamente sob o telhado. Veja abaixo alguns dos modelos existentes.

Exemplo dos modelos de calhas disponíveis
Modelos de Calhas fornecidos pela Jacofer.

Como pode ver, o modelo e tamanho da calha, assim como terminais (fim de calha) e condutores (tubos que direcionam para o chão ou ralo) devem ser planejados de acordo com o tamanho da cobertura.

Já sabe qual escolher?

Quanto maior a cobertura, maior o volume de água e, portanto, um cuidado especial para a condução e capacidade de escoamento.

As peças podem ter até 6,00 metros de comprimento e são confeccionadas em chapas de aço pintadas ou sem pintura. De acordo com o tamanho necessário, as chapas são cortadas e depois dobradas conforme o modelo escolhido.

Rufos

Se não estiverem protegidos com rufos, a alvenaria, acabamentos e pintura sofrem danos severos em contato direto com a chuva.

Exemplo dos modelos de rufos disponíveis na Jacofer
Alguns dos rufos disponíveis na Jacofer

Servindo como escudos e condutores de água, os rufos protegem o acabamento externo do ambiente, como muros e paredes (rufos pingadeira), e evitam infiltrações onde há junção entre o telhado e alvenaria (rufos internos).

Em pouco tempo, a umidade excessiva danifica e faz perder a qualidade do trabalho que foi feito.

Cumeeiras

As cumeeiras são aplicáveis na junção entre telhas quando há uma cobertura de duas águas ou mais. As telhas não permitem o acabamento final nesta junção, criando um vão em toda a linha superior do telhado.

Exemplo da Cumeeira trapézio 40
Cumeeira para telhas trapézio 40

As cumeeiras servem para bloquear estas frestas no topo da cobertura, e direcionam a água para as telhas.